Governo anuncia demissão do presidente da Petrobras

. .

Em: 22/02/2021 às 09:43h por Canal Energia

img

Executivo será substituído pelo general Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite desta sexta-feira (19) a nomeação do general Joaquim Silva e Luna para substituir o atual presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. Diretor-geral brasileiro de Itaipu, Silva e Luna também vai ocupar vaga no Conselho de Administração da empresa.

A demissão de Castello Branco é resultado da crise aberta com a críticas feitas por Bolsonaro ao executivo, em razão dos aumentos de preços dos combustíveis. O presidente disse ontem que faria mudanças na Petrobras e anunciou a isenção de impostos federais sobre gás de botijão e óleo diesel.

A estatal anunciou um novo reajuste a partir de hoje nos preços da gasolina e do diesel, que ficaram 10,2% e 15,1% mais caros, acumulando altas de 34,7% (gasolina) e 27,7% (diesel) em 2021. Os aumentos acompanham a recuperação dos preços internacionais do petróleo.

Para o  mercado, a dispensa do executivo só poderá ser feita com a aprovação do Conselho de Administração da estatal. Ainda não há indicação de quem ocupará o cargo de Silva e Luna em Itaipu.