Níveis voltam a cair e submercado Sul opera com 65,7%

Em: 18/02/2021 às 09:21h por Canal Energia

Região foi a única do país a registrar variação negativa em sua capacidade de armazenamento junto ao SIN

Os reservatórios sulistas apresentaram redução de 0,2 pontos percentuais e operam com 65,7% de sua capacidade desde a última terça-feira, 16 de fevereiro, em comparação ao dia anterior, informa o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada é de 13.068 MW mês e a energia natural afluente marca 6.673 MW med, correspondendo a 162% da MLT.

No Norte o crescimento foi de 0,6 p.p e o submercado trabalha a 33,6%. A energia armazenada marca 5.097 MW mês e ENA de 14.787 MW med, equivalente a 45% da MLT. A UHE Tucuruí segue com 31,48%. No SE/CO os níveis subiram 0,3 p.p para 26,4%. A energia armazenada mostra 53.736 MW mês e a ENA é de 52.811 MW med, o mesmo que 62% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. Furnas admite 27,55% e a usina de Nova Ponte marca 12,94%. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam com 34,82% e 81,45%, respectivamente.

O armazenamento hidrelétrico no Nordeste chegou a 53,6% junto ao SIN, após aumento de 0,1 p.p nos reservatórios. A energia armazenada é de 27.675 MW mês e ENA de 4.225 MW med, valor que corresponde a 38% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 53,24%.