ONS: carga sobe 3,7% em dezembro, mas cai 1,6% em 2020

Em: 11/02/2021 às 08:50h por Canal Energia

Aumento foi o segundo maior de 2020, perdendo apenas para setembro, que registrou alta de 3,8%

O monitoramento do Sistema Interligado Nacional aponta que em dezembro de 2020 a demanda por energia bateu a marca de 3,7% de crescimento de carga, se comparado com o mesmo mês do ano anterior. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, este é o segundo maior aumento percentual do ano, só perdendo para o avanço registrado em setembro que ficou em 3,8%. Com relação ao mês anterior, houve uma aceleração de 1,2%. No total acumulado dos últimos 12 meses, apresentou uma variação negativa de 1,6% em relação ao mesmo período anterior. As informações estão no boletim mensal de carga do ONS.

Além do maior número de dias úteis em relação ao mesmo mês do ano anterior, a ocorrência de temperaturas elevadas em grande parte de dezembro e a expansão da produção industrial contribuíram para os resultados registrados. Este é o quinto mês consecutivo de aumento do consumo de energia. É importante destacar, no entanto, que os setores econômicos vêm se recuperando de forma bastante heterogênea e gradual da crise ocasionada pela Covid-19.

O relatório ainda traz dados consolidados e as variações das quatro regiões. O subsistema Sudeste/Centro-Oeste, se comparado com dezembro de 2019, saiu na frente e apresentou maior consumo, tendo registrado 5,1% de crescimento ou 40.705 MW med. Em seguida, a região Norte com aumento de 4% ou 5.845 MW med; o Sul, com 3,3% ou 12.369 MW med, e o Nordeste com regressão de 0,7% ou 11.675 MW med.