Reservatórios do Norte sobem e chegam a 31%

Em: 11/02/2021 às 08:45h por Canal Energia

Submercado SE/CO subiu para 24,5% e UHE Furnas opera a quase 30% de sua capacidade

Em mais um dia de elevação em todos subsistemas do país, a região Norte variou 0,1 pontos percentuais na última terça-feira, 9 de fevereiro, na comparação com o dia anterior, chegando a 31% da capacidade, informa o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada marca 4.705 MW mês e ENA de 10.222 MW med, equivalente a 41% da MLT. A UHE Tucuruí segue com 31,40%.

O SE/CO registrou aumento de 0,3 p.p e admite 24,5% de seu volume útil. A energia armazenada mostra 49.942 MW mês e a ENA é de 47.522 MW med, o mesmo que 59% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. Furnas admite 29,98% e a usina de Nova Ponte marca 12,86%. No Nordeste o crescimento foi de 0,1 p.p e o submercado funciona a 52,8%. A energia armazenada é de 27.258 MW mês e ENA de 4.994 MW med, valor que corresponde a 40% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 53,14%.

Já o armazenamento das hidrelétricas sulistas junto ao SIN subiu 0,4 p.p e os reservatórios trabalham com 64% da capacidade. A energia armazenada é de 12.732 MW mês e a energia natural afluente marca 11.450 MW med, correspondendo a 211% da MLT. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam com 34,40% e 81,20%, respectivamente.