Abradee: atendimento em canais digitais na pandemia foi satisfatório para 50,5% dos consumidores

Em: 10/02/2021 às 09:24h por Canal Energia

Apenas 3,6% solicitaram receber a conta por e-mail no período

Durante a pandemia, o atendimento por canais digitais foi visto por 50,5% dos consumidores de energia como satisfatório. Dados da pesquisa de satisfação da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica apresentados na última segunda-feira, mostram que para 17,3%, o atendimento por canais digitais não atendeu às necessidades demandadas. Já para 19,1% dos consumidores o atendimento foi mais ou menos satisfatório, enquanto para 11,9% foi insatisfatório e 1,2% não soube ou não respondeu. A base de pesquisa é de 7,9% de clientes que usaram canais digitais no período.

De acordo com o presidente da associação, Marcos Madureira, a avaliação é importante para efetuar melhorias no atendimento dos canais digitais. A chance de uso desses canais é alta para 33,5% dos entrevistados, média para 29% e baixa para 12,3%. Para 22,4%, não há chance de uso dos canais digitais de atendimento. A base nesse item é de 100% dos entrevistados.

A conta por e-mail, que vem sendo popularizada com a digitalização dos serviços ainda não pegou entre os consumidores. Antes da pandemia, 89,8% recebiam a conta impressa, apenas 8,5% por e-mail e 1,7% das duas formas. Durante a pandemia, apenas 3,6% dos que recebiam a conta impressa solicitaram que ela fosse enviada por e-mail e 96,4% decidiram, continuar com o papel.

Como justificativa para não solicitar a conta por e-mail, 63,8% do entrevistados disseram que não quiseram ou preferem a conta impressa. 19,8% não sabiam como proceder para receber a conta e outros 10% nem pensaram nessa possibilidade. A pesquisa mostrou ainda que 6,1% sequer sabiam que poderia fazer esse pedido.