Leilão de I-Recs de Furnas tem ágio médio acima de 50%

Em: 09/02/2021 às 09:52h por Canal Energia

Empresa é primeira do grupo Eletrobras realizar esse tipo de certame

O primeiro leilão de Certificados de Energia Renovável de Furnas teve ágio médio superior a 50%. O certame foi realizado na última sexta-feira, 5 de fevereiro, de forma online. Foram ofertados dois produtos: produto 1, com beneficiário final as empresas comprometidas em abater suas emissões e produto 2, para comercializador. Ambos tiveram montantes negociados com participação ativa das empresas proponentes.

Para o  diretor de Regulação e Comercialização de Furnas, José Alves de Mello Franco, o leilão demonstra que a iniciativa é relevante para o mercado na procura de certificados de energia renovável com foco na redução de gases de efeito estufa no meio ambiente. Segundo ele, Furnas é pioneira no grupo Eletrobras nesta alternativa eficaz e de fácil acesso para empresas que buscam políticas mais sustentáveis, além de manter firme o comprometimento da companhia em práticas consonantes ao mercado ESG.

A transferência de I-RECs aos vencedores ocorrerá em até 60 dias, contados a partir do recebimento dos valores relacionados às quantidades negociadas. Os produtos oferecidos são de fontes hídricas da empresa oriundos das hidrelétricas de Itumbiara (2.082 MW) e Serra da Mesa (1.275MW), ambas localizadas em Goiás.

A intenção da empresa é iniciar uma fase de negociações bilaterais tanto com consumidores finais quanto com comercializadores. Em nota a empresa aponta que atingiu o seu objetivo em fomentar esse mercado auxiliando empresas no cumprimento de suas metas de sustentabilidade.