Armazenamento no SE/CO encerra semana em 23,3%

Em: 08/02/2021 às 09:00h por Canal Energia

Nordeste não variou, Norte caiu 0,3 p.p e subsistema Sul saltou 1,3 p.p para 59,4% da capacidade

Os reservatórios do SE/CO chegam ao fim da primeira semana de fevereiro com leve aumento de 0,1 ponto percentual na última quinta-feira, 4 de fevereiro, na comparação com o dia anterior, operando com 23,3%, informa o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada mostra 47.545 MW mês e a ENA é de 39.935 MW med, o mesmo que 58% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. Furnas admite 24,60% e a usina de Nova Ponte marca 12,65%.

O Nordeste não apresentou variações e o submercado permanece em 52,1%. A energia armazenada é de 26.862 MW mês e ENA de 6.051 MW med, valor que corresponde a 45% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 52,84%. O Norte do país registrou recuo 0,3 p.p e trabalha com 30,8% de sua capacidade. A energia armazenada marca 4.667 MW mês e ENA de 9.425 MW med, equivalente a 41% da MLT. A UHE Tucuruí segue com 32,39%.

Já o armazenamento das UHEs sulistas junto ao SIN crescendo, subindo dessa vez 1,3 p.p para 59,4% do volume. A energia armazenada é de 11.828 MW mês e a energia natural afluente marca 11.828 MW med, correspondendo a 265% da MLT. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam com 33,22% e 74,61%, respectivamente.