Atrasos no pagamento de luz sobem

Em: 13/01/2021 às 09:19h por JORNAL A GAZETA

Aneel diz que distribuidoras tiveram perda na arrecadação

Silvana Bazani

Da Redação

Atrasos nos pagamentos das contas de luz crescem em Mato Grosso e no país. Em 2021, sem o auxílio emergencial do governo federal, aumenta o risco de elevação da inadimplência, segundo a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

A taxa de inadimplência dos consumidores mato-grossenses apresentou incremento de 0,83 ponto percentual no 3º trimestre de 2020, comparado com o mesmo período de 2019, conforme o último resultado financeiro divulgado pela Energisa Mato Grosso (EMT). Em setembro do ano passado, o índice de inadimplência alcançou 2,25%, ante 1,42% em setembro de 2019. No país, a taxa chegou a 5,22% em novembro de 2020, contra uma média de 3,75% em outubro, aponta o Ministério de Minas e Energia (MME).

Em Mato Grosso, houve uma perda de 0,24 ponto percentual na arrecadação no 3º trimestre de 2020, comparado com igual intervalo de 2019, detalha a EMT. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nos últimos 60 dias todas as distribuidoras de energia do país tiveram uma perda média de 1,01% na arrecadação, um pouco abaixo da média do ano de 2019, quando atingiu 1,93%.

Para o engenheiro eletricista e representante do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso (Concel), Teomar Magri o fim do auxílio emergencial do governo irá influenciar no aumento da inadimplência das contas de energia, principalmente no segmento de consumidores enquadrados no baixa renda (tarifa social). “Estes recursos foram priorizados em sua maioria para pagamentos de contas atrasadas, compra de medicamentos e de contas de água e energia”, diz. A situação se agrava com o término da suspensão dos cortes de energia por falta de pagamento no fim de 2020 e uma nova onda da pandemia, pondera Magri.

Para atender os clientes cadastrados na Tarifa Social, a EMT oferece condições de negociação diferenciadas. Em Mato Grosso, 160 mil clientes estão enquadrados como baixa renda, equivalente a 11% do total dos clientes, que é de 1,5 milhão.