Setor solar ganhará cerca 5,4 mil novas empresas em 2021

Em: 13/01/2021 às 09:12h por Canal Energia

Segundo projeção do Portal Solar, volume de companhias de instalação e projetos fotovoltaicos pode crescer 27% este ano no Brasil

O setor de energia solar vive um crescimento exponencial no Brasil, com uma taxa de cerca de 450 novas empresas por mês no País, segundo mapeamento do Portal Solar. A perspectiva é chegar no fim do ano com aproximadamente 5,4 mil companhias entrantes no mercado fotovoltaico nacional, isso corresponderá a um crescimento de 27% no volume atual.

Ainda de acordo com o levantamento, somente no último ano, as empresas que atuam no segmento de geração solar distribuída, entre distribuidores, revendedores, instaladores, projetistas e outras, geraram aproximadamente 68 mil empregos no País, um acréscimo de 92% em relação às contratações realizadas entre 20212 e 2019.

O portal informou que do total de sistemas fotovoltaicos instalados até hoje em telhados e pequenos terrenos cerca de 75 mil projetos estão cadastrados e já foram submetidos para certificação no Portal Solar. Com isso, já são mais de 3,7 mil empresas instaladoras que possuem o Selo Portal Solar de qualidade. O País possui hoje mais de 350 mil sistemas fotovoltaicos instalados, num total de 4,6 GW em operação.