Temporal deixa 380 mil sem energia no RS

Em: 13/01/2021 às 09:09h por Canal Energia

Estado registra ocorrências na rede de distribuição desde a noite da última segunda-feira (11) e ainda tem 211 mil unidades sem luz

Um temporal com chuvas torrenciais, alta frequência de raios e ventania atingiu parte do Rio Grande do Sul na noite da última segunda-feira, 11 de janeiro, deixando até a manhã desta terça-feira, 12 de janeiro, 211 mil unidades consumidoras sem eletricidade, segundo balanço divulgado pelas distribuidoras de energia elétrica. Pelo menos 380 mil pontos chegaram a ficar desabastecidos após a tempestade, que afetou principalmente a região Centro-Sul do estado.

De acordo com a CEEE, 140 mil clientes seguem sem luz na área de concessão da empresa. A maior parte, 80 mil, se encontra na Região Sul, a mais afetada pela tempestade, que causou ainda a morte de uma mulher em Rio Grande. Pela madrugada a concessionária chegou a registrar 310 mil clientes com o serviço interrompido.

Também estão sem energia elétrica 8 mil clientes no Litoral Sul, 8 mil no Litoral Norte, 14 mil no Centro-Sul e 30 mil na Região Metropolitana — sendo 15 mil deles na capital Porto Alegre. As equipes técnicas seguem atuando nas ruas, onde há muitas árvores caídas, algumas rompendo redes, além de postes e outros equipamentos danificados. Uma nova atualização deve ser feita às 10h30 horas pela CEEE.

Já a RGE divulgou balanço por volta das 7:30 horas, afirmando que 71 mil clientes seguem sem fornecimento de energia na área sob responsabilidade da companhia, a maioria na Região Metropolitana, mas há também casos na Região Central e na Fronteira.