Volume aumenta no Nordeste e submercado opera a 52,4%

Em: 03/12/2020 às 09:29h por Canal Energia

Demais regiões apresentaram queda nas capacidades de armazenamento junto ao SIN. UHE G.B Munhoz admite 2,86%, nível mais baixo registrado no ano

O Nordeste foi a única região do país em que os reservatórios hidrelétricos registraram crescimento nos níveis na última terça-feira, 1º de dezembro, em relação ao dia anterior, ficando com 52,4% após variar 0,2%, informa o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia contida indica 27.035 MW mês e a afluente está em 46% da MLT, com a UHE Sobradinho trabalhando a 51,66%.

No Sul a vazão caiu 0,3% e o submercado opera a 17,9%. A energia armazenada afere 3.561 MW mês e a afluente foi para 53% da MLT. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam com 39,90% e 2,86%.  No SE/CO o recuo foi de 0,3% para 17,4% da capacidade. A energia afluente armazenável desceu para 28% e a armazenada marca 35.435 MW mês. As UHEs Furnas e Serra da Mesa registram 15,75% e 23,72%.

No Norte do país o armazenamento hidrelétrico diminuiu 0,2% e os reservatórios apresentam 28,7% de seu volume útil ao SIN. A energia afluente consta em 62% da MLT e a armazenada mostra 4.356 MW. A usina de Tucuruí produz energia com 24,96%.