Aneel libera operação comercial de geradores no Amapá

Em: 23/11/2020 às 09:26h por Canal Energia

Equipamentos tem capacidade de 45 MW de geração ininterrupta

A Agência Nacional de Energia Elétrica liberou os primeiros geradores termelétricos levados para o Amapá para reforçar o atendimento da carga no estado. A UTE Santana II conta com 24 unidades geradores, de 1,23 MW cada, totalizando 29,52 MW de potência instalada para garantia de geração contínua e ininterrupta de 25 MW. Já a UTE Santa Rita tem 20 geradores, com 1.224 kW, somando 24,28 MW de potência para gerar de forma contínua e ininterrupta 20 MW.

As usinas, que foram instaladas em Macapá e são da Eletronorte, poderão iniciar a operação a partir do próximo sábado, 21 de novembro. A autorização foi dada em caráter excepcional, com isso, a empresa terá até 60 dias, prorrogáveis por outros 60, para apresentar a documentação necessária. A Eletronorte terá até 10 de janeiro de 2021 para entregar informações das usinas, como nome, coordenadas geográficas, potência instalada por unidades, combustível principal, descrição do sistema de transmissão de interesse restrito e as informações do representante legal.

Eólica – A Aneel também liberou a operação comercial da unidade geradora 1, de 4,2 MW, da Eólica Ventos de São Januário 03 a partir desta sexta-feira, 20. A usina está localizada no município de Campo Formoso, na Bahia.