Governo cria GT para comunicação no setor nuclear

Em: 16/10/2020 às 08:33h por Canal Energia

O ministro de estado e chefe do gabinete de segurança institucional, Augusto Heleno, publicou no Diário Oficial dessa quinta-feira, 15 de outubro, a Resolução GSI/PR Nº 10 que cria um Grupo de Trabalho destinado a elaborar um manual de comunicação social abordando pontos de preparação e resposta à uma possível emergência nuclear envolvendo as três usinas em Angra dos Reis (RJ).

Segundo o texto, o objetivo é promover o “contínuo esclarecimento” da população ao redor do parque nuclear Almirante Álvaro Alberto, formado pelas centrais Angra 1, 2 e 3, a última ainda em construção, além de formalizar os procedimentos a serem adotados pelo Centro de Informações de Emergência Nuclear, mídia e público em geral.

O GT será coordenado pela secretaria executiva de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis e integrado por representantes do Gabinete de Segurança Institucional da República, Ministério da Defesa, Abin, Ibama, Comissão Nacional de Energia e Eletronuclear, além da secretaria de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.

A Resolução, que entrará em vigor no dia 3 de novembro, aponta que o grupo terá duração de até 360 dias, contados a partir da data de publicação do ato de designação dos seus representantes.