CCEE lança vídeoaula sobre PLD Horário

Em: 09/07/2020 às 15:23h por Canal Energia

São dois encontros virtuais que serão feitos para esclarecer pontos específicos dessa medida que entra em vigor a partir de janeiro de 2021

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica lançou duas videoaulas voltadas para preparar o mercado para as alterações trazidas pela implementação do PLD Horário. O novo modelo de precificação da energia que passará a vigorar a partir de janeiro de 2021 por meio do modelo Dessem.

De acordo com a CCEE, os cursos trazem, de forma didática, informações sobre o cálculo dos preços e os efeitos nas regras de comercialização. Os treinamentos estão disponíveis para todos os públicos.

Segundo a vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE, Talita Porto, uma pesquisa realizada com os agentes apontou que eles demandam por mais cursos e treinamentos, e ainda, que o setor está se preparando para as mudanças previstas com a implementação do novo modelo. Por isso, destacou que a instituição dará todo o auxílio possível para uma transição segura e tranquila para todos.

A inscrição nas videoaulas, que já está disponível no Portal de Aprendizado e é totalmente gratuita. Para realizar a sua inscrição clique aqui. Após finalizarem o curso, os alunos interessados também poderão participar das salas de aula virtuais, que serão agendas em data e horário ainda a serem definidos. A CCEE informará quando o cadastro para o plantão de dúvidas referente a este conteúdo estiver aberto.

Detalhamento dos cursos

Vídeoaula 1 – Panorama do PLD horário:
• Porque implementar PLD Horário;
• Operação do sistema x cálculo do Preço;
• Cálculo do PLD Horário considerando novos limites;
• Operação Sombra;
• Resumo dos Impactos do PLD Horário nas Regras de Comercialização.

Videoaula 2 – Impactos do PLD horário na Comercialização de Energia:
• Efeitos do PLD horário nas Regras de Comercialização;
• Impactos do PLD horário nos Sistemas e na DRI.