Obras para garantir energia na Copa ficarão prontas aos 47min do segundo tempo

Obras para garantir energia na Copa ficarão prontas aos 47min do segu

Em: 08/05/2014 às 14:03h por Jornal da Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou um novo relatório de acompanhamento das obras do setor de distribuição de energia elétrica relacionadas ao suprimento das capitais sedes da Copa do Mundo FIFA 2014. O documento, atualizado com informações enviadas pelas concessionárias em 10 de janeiro deste a, aponta que algumas obras serão concluídas apenas neste mês, poucos dias antes do início do evento futebolístico, que começa em 12 de junho. Das 160 obras previstas inicialmente, 99 foram concluídas, 30 foram retiradas pelas distribuidoras e nove estão em fase final de conclusão.

Estão em conclusão as obras das distribuidoras CEEE-D (RS), Eletropaulo (SP), Coelba (BA), Copel (PR), Cemig (MG), Cemat (MT) e Amazonas Energia (AM). Por outro lado, já foram concluídas as obras propostas pelas concessionárias Celpe (PE), Cosern (RN), Coelce (CE), Light (RJ) e CEB (DF).

No caso da CEEE-D, das 22 obras previstas, 14 foram retiradas, cinco foram concluídas e duas estão pendentes. A distribuidora afirma que as oito obras garantem a confiabilidade necessária para alimentação da cidade sede de Porto Alegre.

A preocupação da Aneel, porém, é com as duas obras pendentes, que estão diretamente ligadas ao abastecimento do estádio Beira Rio. As obras nas subestações Menino Deus e Porto Alegre tinham o compromisso de serem concluídas em 30 de abril, mesma data da divulgação do retório da Aneel.

"A SE Menino Deus, a principal fonte de alimentação da arena de Porto Alegre, estava com apenas 85% das obras civis e 42% da montagem realizadas, com previsão de conclusão em 30 abril de 2014. Da mesma forma, os 2,6 km de linha subterrânea interligando a SE Porto Alegre 10 à SE Menino Deus tem previsão de conclusão para o final de abril de 2014, data, ao nosso ver, muito próxima ao evento", alerta a Aneel. "O cronograma de implantação desta obra tornou-se fundamental, visto não ser possível acomodar mais nenhum atraso."

No caso da Eletropaulo, das 23 obras propostas, 17 foram concluídas e as demais estão com data de conclusão prevista para maio, "muito próxima ao evento e com risco de não serem concluídas a tempo". No entanto, nenhuma das obras atende diretamente a arena Corinthians, onde ocorrerão os jogos em São Paulo.

Das quatro obras elencadas pela Coelba, três foram concluídas e a remanescente, que é a linha subterrânea de 69 kV Federação- Fonte Nova, está com prazo de conclusão previsto para maio. Essa obra estava com apenas 45% das obras civis realizadas e a montagem não havia sido iniciada. Entretanto, a distribuidora afirma que a obra não concluída já é suprida pelo alimentador da SE Federação.

Das 18 obras propostas pela Copel-D, apenas cinco estão concluídas e as demais com prazo de conclusão em maio de 2014.

Das 37 obras propostas pela Cemig, a concessionária informou à Aneel que 27 foram concluídas. Entretanto, em fiscalização de campo realizada de 10/3/2014 a 14/3/2014, a superintendência de fiscalização da agência reguladora constatou que duas obras ainda não estavam energizadas e a nova previsão de conclusão é 30/4/2014. Um alimentador que atende a arena Mineirão estava com 92% de execução.

Sete obras da Cemig não serão concluídas para atendimento à Copa 2014.

A CEB retirou uma das 11 obras propostas inicialmente e havia informado que as dez obras restantes estavam concluídas. Entretanto, após fiscalização de campo realizada pela Aneel no período de 24/3/2014 a 28/3/2014, costatou-se que duas obras não estavam concluídas: SED Setor Hípico, que estava com 98% de implantação, e SED Estádio Nacional, ambas com novo prazo de conclusão para abril de 2014.

Das nove obras propostas pela Cemat, apenas uma não está concluída, estando 90% montada, com previsão de conclusão para maio de 2014.

Das seis obras que a Amazonas Energia informa serem suficientes para atendimento da demanda no período da Copa, cinco estão concluídas. Apenas a ampliação as subestação Seringal Mirim, que atende à arena Manaus, não foi concluída. O prazo de conclusão é maio de 2014, sendo que 80% da montagem já estava concluída. “Neste caso, é exíguo o prazo para conclusão e testes da SE Seringal Mirim, sendo esta importante para o atendimento aos padrões de confiabilidade exigidos pela FIFA", alerta Aneel.