Eletrobras é excluída de fundo soberano norueguês

Em: 14/05/2020 às 14:26h por Canal Energia

Risco a violação dos direitos humanos na UHE Belo Monte motivou decisão. Vale também foi excluída por acidentes em barragens

A Eletrobras e a Vale foram excluídas da lista do Fundo de Pensões do Governo da Noruega, administrado pelo Norges Bank, o banco central do país. De acordo com o Norges Bank, a recomendação para excluir a estatal elétrica brasileira veio devido a violações dos direitos humanos relacionadas a construção da usina de Belo Monte (PA – 11.233 MW). O fundo da Noruega é um dos maiores do mundo e a sua receita tem com uma das fontes do petróleo .

A Vale foi a outra empresa brasileira excluída do fundo soberano. No caso da mineradora, a exclusão veio pelo risco de contribuição para danos ambientais graves. No caso, repetidas violações de barragens, como em Mariana e Brumadinho.