Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Aneel descarta risco de falta de energia em estádios na Copa de 2014

Aneel descarta risco de falta de energia em estádios na Copa de 2014

Em: 07/05/2014 às 13:46h por O Estado de S. Paulo

RIO - O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, descartou nesta quarta-feira a possibilidade de faltar energia nos estádios durante a Copa do Mundo deste ano.
"Não faltará energia nos estádios, com certeza. O que existe é algum atraso de alguma obra para dar uma segurança exigida pela Fifa. Está atrasado, mas vai acontecer em tempo", afirmou a jornalistas, no 11º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico.
Segundo o diretor, a questão é fiscalizada e acompanhada pela agência. "Há algumas distribuidoras que têm tido dificuldades no cronograma de construção de empreendimentos. Isso tem sido fiscalizado pela Aneel, apontado, cobrado e o próprio governo tem fiscalizado isso também."
Um relatório de fiscalização publicado pela Aneel mostrou que o órgão regulador identificou atrasos nas obras de metade das 12 cidades-sede da Copa do Mundo e se preocupa com o fornecimento de eletricidade para pelo menos um estádio. O documento faz um alerta sobre a principal fonte de abastecimento do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, cujo cronograma precisaria ser acelerado.
Questionado sobre a falta de energia no Beira-Rio, Rufino também negou que isso irá acontecer. As empresas, diz, alegam dificuldades comuns em qualquer obra. "Às vezes, a empresa é estatal e tem que fazer licitação, às vezes, a empreiteira atrasa na execução do empreendimento."