ONS projeta tombo de 12,5% na carga de abril

Em: 20/04/2020 às 13:51h por CANAL ENERGIA

Estimativa inicial era de queda de 8,1% no início do mês, vazões permanecem estáveis em relação ao esperado na primeira revisão do PMO

A projeção de carga para o mês de abril acentuou a queda em relação à semana anterior. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico a estimativa é de redução de 12,5% ante o mesmo período de 2019, a previsão de retração na versão inicial do Programa Mensal de Operação era de queda de 8,1%.

Os dados constam da revisão 3 do PMO de abril a apontam queda de 14% no Sudeste/Centro Oeste, de 12,9% no Sul, 9,5% no Nordeste e de 7,3% no Norte. Se a previsão se confirmar representará 60.098 MW médios de carga no mês.
“A interrupção das atividades dos mais variados setores da economia do país, provocadas pelas medidas restritivas contra a propagação do Covid-19, iniciadas a partir da segunda quinzena de Março/20, tem impactado negativamente o comportamento da carga ao longo do período observado”, argumenta o ONS.

Já a previsão de vazões está relativamente estável em comparação ao esperado desde o início de abril. No SE/CO a projeção de energia natural afluente é de 86% da média de longo termo. No NE está em 98%, no Norte recuou levemente a 102% da MLT e no Sul a situação continua crítica com apenas 17% da média histórica com pouco mais de 1.100 MW médios.

Justamente na região Sul que a projeção é de que o nível de reservatórios caia em relação ao verificado nesta sexta-feira, 17 de abril. Ao final do mês é esperado um volume de 16,5%. No restante do país continua a curva ascendente com 55,5% no SE/CO, 78,6% no Norte e 87,4% no NE.

Como consequência desse cenário o custo marginal de operação em todo o país voltou a ficar zerado em todos os patamares de carga.

A projeção de despacho térmico na semana é de 4.961 MW médios. Quase a totalidade desse volume, ou 4.469 MW médios está por inflexibilidade, outros 317 MW médios por restrição elétrica e apenas 175 MW médios por ordem de mérito.

Na semana operativa encerrada nesta sexta-feira, foi registrada precipitação nas bacias dos rios São Francisco e Tocantins além de chuva fraca à moderada no trecho incremental a UHE Itaipu e no final da cascata do Iguaçu e do Paranapanema, assim como precipitação de intensidade fraca nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Grande e Paranaíba. Para a próximo período de sete dias é esperado nas bacias hidrográficas da região Norte e o Paranaíba mesma condição de precipitação.