Após parada programada, Angra 1 retoma operação

Em: 05/05/2014 às 13:51h por Jornal da Energia

A Eletrobras Eletronuclear informou nesta segunda-feira a conclusão do reabastecimento de Angra 1. A usina nuclear retomou a operação no último sábado (03/05), às 10h52, após parada programada para reabastecimento de combustível e manutenções diversas, e está em processo de elevação de potência.
A usina estava desligada desde o dia 29 de março. Segundo a Eletronuclear, a parada 1P20 mobilizou a contratação de firmas nacionais e internacionais disponibilizando 1,4 mil profissionais (sendo 107 estrangeiros) para suporte aos técnicos da empresa.
No total foram realizadas 3,6 mil tarefas planejadas, das quais a empresa destaca: inspeção e troca do revestimento dos condensadores; troca dos selos da bomba de refrigeração do reator-2; recarregamento do núcleo do reator; troca dos bancos de baterias; revisão da turbina de alta pressão e manutenção de válvulas; manutenção das linhas de água de serviço; inspeção das soldas no fundo do vaso do reator; troca dos cartões do Sistema de Controle de Barras e dos termopares do reator; manutenções nos sistemas 500 e 138kV e modernização do sistema de controle digital da turbina.