Itaú BBA cria comercializadora de energia elétrica

Em: 13/01/2020 às 15:15h por Canal Energia

Para liderar a nova unidade de negócio, o banco contratou Oderval Duarte, ex-sócio diretor do BTG Pactual

O banco Itaú BBA anunciou nesta segunda-feira, 13 de janeiro, sua entrada no mercado de comercialização de energia elétrica, juntando-se aos bancos Santander e BTG Pactual. Para liderar a nova unidade de negócio, o Itaú contratou Oderval Duarte, ex-sócio diretor do BTG Pactual, onde foi responsável pela estruturação e condução da mesa de comercialização de energia do banco.

O negócio de comercialização de energia vive um momento de crescimento exponencial no Brasil: foram mais de 100 novas comercializadoras entre dezembro de 2017 e outubro de 2019, segundo dados Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O número de comercializadoras operando atualmente ultrapassa 320 unidades.

“O objetivo da nova área é atender demandas de clientes no mercado de energia por meio da oferta de novos produtos e também contribuir ativamente para o desenvolvimento e sofisticação desse mercado no Brasil”, informou o Itaú em nota à imprensa.

Oderval Duarte é graduado em Ciências Econômicas pela UFMG. Com mais de 20 anos de experiência nesse mercado, atuou em empresas como Southern Co., Usiminas e PwC. Nos últimos 15 anos, ocupou a posição de Managing Director Partner no BTG Pactual.