Itaipu autoriza edital de atualização tecnológica da Usina

Em: 09/12/2019 às 10:32h por Canal Energia

Com valor de US$ 660 milhões, modernização inclui componentes elétricos e eletrônicos e será feto em três lotes

As diretorias brasileira e paraguaia da Itaipu assinaram, na última quinta-feira, 5 de dezembro, o documento que autoriza a emissão do edital de licitação da atualização tecnológica da usina. A expectativa é que a publicação do edital ocorra ainda este ano. O valor total estimado é de US$ 660 milhões. De acordo com o general Joaquim Silva e Luna, este é o início de um processo que ao final deixará a usina em condições de igualdade com as mais modernas do mundo. Segundo ele, é importante que se comece agora, para que a usina continue sendo importante para os sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai nas próximas décadas.

O lançamento do edital já faz parte da segunda fase do projeto de atualização. A primeira fase aconteceu ao longo de 2018, com a participação das empresas interessadas na pré-qualificação para esta licitação. Somente as empresas habilitadas poderão participar do certame. Quando publicada, a licitação pública binacional poderá ser consultada no Portal de Compras da Itaipu (http://compras.itaipu.gov.br) e nos principais veículos brasileiros e paraguaios.

O projeto da atualização tecnológica da usina de Itaipu não inclui os equipamentos pesados como turbinas, geradores, transformadores principais e as comportas hidromecânicas – somente os elétricos e eletrônicos. Porém, por se tratar de um volume muito grande de trabalho, e de uma variedade de diferentes necessidades, decidiu-se dividir o projeto em três lotes. Para o Lote I, responsável pelo fornecimento de sistemas, equipamentos, materiais e serviços para as unidades geradoras, estão habilitadas três empresas, sendo elas o Consórcio para Atualização Tecnológica de Itaipu, integrado pela Voith Hydro, Siemens e Tractebel; Consórcio GE formado pela GE Hydro e GE Grid; Consórcio Andritz-ABB, integrado pelas empresas Andritz Hydro e ABB.

Para o Lote II, responsável pelo fornecimento de materiais e equipamentos para os serviços auxiliares gerais, estão habilitadas quatro empresas, sendo elas o Consórcio Alto Paraná; Concret Mix S.A.; Tecnoedil S.A. e Consórcio Proel-Ingelmec. Já para o Lote III, responsável pelos serviços de desmontagem e montagem eletromecânica correspondente a todos os sistemas e equipamentos fornecidos para os Lotes I e II, estão habilitadas duas empresas: a Rieder & CIA e o Consorcio de Ingeniería CIE S.A. As empresas vencedoras de cada Lote deverão se unir e formar um único consórcio, que realizará os trabalhos de forma unificada, com acompanhamento e supervisão das equipes de Itaipu.

A expectativa de Itaipu é atualizar os sistemas de duas unidades geradoras por ano. Como são 20 unidades, a estimativa é que esta fase seja executada em dez anos. Com a experiência acumulada com cada unidade atualizada, porém, é possível que o andamento do projeto acelere com o passar do tempo. Desta forma, o projeto de atualização tecnológica mobilizará esforços por aproximadamente 14 anos no total.