Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O consumo de energia elétrica em Comércio e Serviços totalizou 7.756 GWh em outubro de 2019, representando um crescimento de 4,4% em relação ao mesmo mês de 2018. Segundo dados da EPE, entre os indicadores econômicos relevantes para explicar as variações do consumo da classe comercial, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE) em setembro apresentou uma taxa positiva de 2,1% no comércio varejista. Nos serviços, a PMS/IBGE seguiu na mesma direção com variação de 1,4%. A maior alta no consumo de eletricidade foi registrada na região Nordeste (5,5%).
A região Sudeste registrou a segunda maior expansão no consumo de eletricidade no período, 4,9%. O desempenho da região foi puxado por São Paulo (+9,2%). O crescimento do consumo de energia elétrica no Sul foi de 4,1%, puxado pelos estados do Paraná (8,7%) e Santa Catarina (4,2%).No Centro-Oeste, foi observada alta de 3,4% no consumo de energia elétrica com destaque para o Mato Grosso do Sul (8,1%). Assim como a residencial, o Norte foi o único com queda, 1% sendo que no Amazonas a retração foi de 8,4%.
O consumo de energia elétrica das Indústrias do país foi de 14.306 GWh em outubro de 2019, representando um decréscimo de 2% na comparação com o mesmo mês de 2018. Cabe ressaltar que outubro deste ano teve um dia útil a mais que o mesmo período do ano passado. Como resultado, a série de taxas do acumulado de 12 meses da demanda industrial de eletricidade manteve a sua trajetória descendente, atingindo 1,6% no mês.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental