Taesa gerencia construção de LT renovável com ferramenta em nuvem

Em: 28/11/2019 às 10:31h por Canal Energia

Colaboração digital apoia unificação de dados, consolidando informações sobre projetos de engenharia e promovendo visibilidade à transmissora perante toda a cadeia de fornecedores

A Taesa está gerenciando a construção de cerca de 600 Km de linhas de transmissão e três subestações, localizadas entre os estados de Minas Gerais e Bahia, através de uma ferramenta de colaboração em nuvem denominada Colaborativo, que é fornecida pelo Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor de engenharia e construção. De acordo com Amanda Guimarães, gestora de documentação técnica do projeto chamado Janaúba, a necessidade de ter uma ferramenta de colaboração desse tipo surgiu com os empreendimentos de greenfield.

“Até então, nós atuávamos com operação e manutenção. A partir dos empreendimentos em construção, precisávamos de um software que atendesse a demanda dos trâmites de documentação e o Colaborativo veio ao encontro desses objetivos”, explica.

O projeto de construção do empreendimento, que começa no próximo mês e tem prazo para energização estipulado pela Aneel para fevereiro de 2022, deverá movimentar cerca de cem mil arquivos, a serem tramitados pela plataforma. “O colaborativo se tornou primordial para nosso negócio, pois não há como fazer o gerenciamento de projetos de engenharia sem o suporte em tempo real proporcionado pela ferramenta, cujo maior benefício é dar visibilidade do avanço do projeto e não deixar a obra atrasar”, acrescenta Amanda.

Quando pronto, Janaúba garantirá a transmissão de energia elétrica, impactando uma população de 18 municípios entre o sul da Bahia e o norte de Minas Gerais. “Além de contribuir para a expansão do negócio da Taesa, o Colaborativo fornecerá segurança, unicidade e visibilidade ao empreendimento, o que impactará diretamente no novo ciclo econômico de desenvolvimento nas regiões, promovendo renda e empregos, bem como corroborando para o meio ambiente”, finaliza Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo.