Pátria vende Argo Energia por R$ 3,5 bilhões

Em: 25/11/2019 às 09:44h por Canal Energia

Grupo Energía Bogotá e Red Eléctrica Internacional compram a empresa de transmissão

O Pátria Investimentos anunciou a venda por R$ 3,5 bilhões da Argo Energia para as empresas Grupo Energía Bogotá e Red Eléctrica Internacional. Segundo o Pátria, a implementação da transação está sujeita, dentre outras, às aprovações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Criada pelo Pátria Infraestrutura em 2016 e tendo como acionistas fundos geridos pelo Pátria e a Temasek, a Argo foi responsável pela implementação de 1.460 quilômetros de circuito de alta tensão de 500 kV e 230 kV e 11 subestações, dos quais 1.150 quilômetros e 5 subestações já estão operacionais. Este primeiro projeto da Argo entrou em operação com dois anos de antecipação à sua obrigação contratual.

A Argo possui três concessões de transmissão, nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Rondônia, que totalizam receita contratada de aproximadamente R$ 600 milhões. “A Argo Energia foi criada para ser uma plataforma diferenciada no setor, de forma a atuar com excelência em todas as suas atividades, contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura de transmissão brasileira. Nossos resultados reforçam as estratégias assertivas e a qualidade da companhia que criamos. Sobre esse novo passo, acreditamos que a companhia está preparada para continuar se destacando no setor de transmissão brasileiro”, afirma Marcelo Souza, CEO da Argo Energia.

Os acionistas da Argo Energia foram assessorados pelo Bank of America Merril Lynch, Itaú BBA e Mattos Filho Advogados. A Red Eléctrica é a única transportadora e operadora do sistema elétrico na Espanha desde 1985. Com o gerenciamento de mais de 44.000 quilômetros de linhas, incluindo interconexões internacionais com França, Portugal e Marrocos. Soma-se a essas atividades sua atuação há 20 anos na América do Sul. Por meio da Red Eléctrica Internacional, gerencia 1.686 km de linhas no sul do Peru e 1.729 km no Chile.

Com mais de 120 anos de história, o Grupo Energía Bogotá (GEB) é um grupo empresarial líder em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e no transporte e distribuição do gás natural com presença na Colômbia, Peru, Brasil e Guatemala. No Brasil, o grupo está presente na atividade de transmissão de energia por meio de sua filial Gebbras.