PLD cai 2% na média para a próxima semana

Em: 25/11/2019 às 09:33h por Canal Energia

Previsão de chuvas segue bem abaixo da média histórica para o mês de novembro

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgou nesta sexta-feira, 22 de novembro, o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para a próxima semana (23 a 29/11), que na média reduziu 2%.

O PLD é utilizado na liquidação das diferenças no mercado de energia e também é usado como referência para contratos no mercado livre. Para a próxima semana, o PLD foi fixado em R$ 319,57/MWh na carga pesada; em R$ 317,84/MWh, na média e R$ 315,96/MWh, na leve. Os valores são válidos para os quatro submercados.

A previsão de chuvas segue bem abaixo da média histórica para o mês de novembro. A expectativa é que as afluências fechem entorno de 61% da Média de Longo Termo (MLT) para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Na região Sudeste, a expectativa é de 58%; no Sul, 97%; no Nordeste, 20% e na região Norte, 59% da MLT.

Para a próxima semana, a expectativa para a carga prevista do SIN está 228 MW médios mais baixa: Nordeste (-170 MW médios), no Norte (-58 MW médios). No submercado Sudeste e Sul não houve alteração.

Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 1.994 MW médios acima do esperado, com os níveis estão mais altos no Sudeste (+1.637 MW médios), no Nordeste (+207 MW médios), no Norte (+232 MW médios) e com redução no Sul (-82 MW médios).

O fator de ajuste do Mecanismos de Realocação de Energia (MRE) estimado para o mês de novembro passou de 68,5% para 67,8%. O Encargo do Serviço do Sistema (ESS) previsto para novembro está em R$ 980 mil, sendo em sua totalidade referente a restrições operativas.