Celesc realiza workshop para Chamada Pública de P&D

Em: 31/10/2019 às 11:50h por Canal Energia

Objetivo é esclarecer dúvidas sobre o processo, com atendimento individual e segmentado por área temática

A Celesc irá realizar um workshop para esclarecer as principais dúvidas de quem deseja participar da Chamada Pública de Propostas de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D, cujas inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro de 2019. Para participar do workshop, que acontece na próxima sexta-feira, 1º de novembro, basta realizar sua inscrição no site.

O processo contempla um total de 26 temas relacionados às áreas de eficiência energética, fontes alternativas de geração de energia elétrica, gestão de bacias e de reservatórios, combate a perdas comerciais; planejamento, supervisão, controle e proteção do sistema de energia; qualidade e confiabilidade; segurança. Segundo o gerente da Divisão de P&D e Eficiência Energética, Thiago Jeremias, as linhas temáticas resultam do trabalho de prospecção interna, em que os próprios empregados contribuíram na identificação de necessidades de eficiência energética, além de uma prospecção externa em que os agentes ligados à Ciência & Tecnologia também cooperaram.

Durante o evento, que será realizado na sede da concessionária, em Florianópolis, serão apresentados os desafios para os quais as propostas devem ser elaboradas, bem como as expectativas da empresa em relação aos projetos e os critérios de seleção das propostas. Os interessados em participar, especialmente de outras regiões do país, poderão acompanhar e sanar dúvidas acompanhando a transmissão ao vivo via Youtube e Facebook, cujo link também estará disponível no mesmo site. Já quem for ao workshop, terá a oportunidade de receber esclarecimento individual em uma das mesas referentes a cada tema, com a presença dos respectivos coordenadores do processo de pesquisa e desenvolvimento.

Atualmente, o Programa de P&D da Celesc conta com 40 projetos em andamento, todos devidamente homologados pela Aneel. De acordo com Jeremias, os aportes investidos pro meio do Programa podem chegar a R$ 120 milhões no período 2019-2020. “Os recursos já estão aprovados. Agora, estamos buscando idéias e estamos abertos para as melhores soluções que agreguem valor para todo o sistema elétrico e para a sociedade”, afirma.