Inpa inaugura prédio para armazenar material radioativo

Em: 23/04/2014 às 13:32h por Jornal da Energia

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) inaugurou na última terça-feira (22/4) em Manaus, o primeiro prédio da região Norte para armazenamento de dejetos radioativos. No local, ficarão guardados o material radioativo e os equipamentos emissores de radiação ionizante inerentes à atividade de pesquisa dos laboratórios do instituto.
O prédio que recebeu investimentos da ordem de R$444,1 mil deverá entrar em funcionamento integral no segundo semestre deste ano, porque a aquisição dos equipamentos necessários ainda está em processo de licitação. A construção obedeceu à legislação e normas nacionais e internacionais, como as da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).
Segundo o Inpa, o prédio garantirá o confinamento seguro desse tipo de material pelo tempo necessário à proteção do homem e do meio ambiente e será uma ferramenta importante à disposição dos pesquisadores. Quando os dejetos armazenados no local chegarem a um determinado nível de ocupação, serão encaminhados a um depósito autorizado pela Cnen. No Brasil, existem depósitos autorizados no Recife, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Em nota, o instituto ainda explica que os laboratórios passarão a ser denominados, futuramente, de Instalações Radiativas licenciadas pela Cnen e passarão também a ser geradores de dejetos radioativos, que serão embalados adequadamente, conforme o tipo de emissão de cada partícula radioativa, devidamente identificados e encaminhados ao Prédio de Armazenamento para Materiais Radioativos.
Os dejetos radioativos são materiais produzidos em hospitais, usinas nucleares e centros de pesquisas e, quando deixam de ter utilidade, não podem ser descartados como lixo comum, mas podem, às vezes, ser reciclados.