AL apresenta projeto para instalação de energia solar em habitação popular

AL apresenta projeto para instalação de energia solar em habitação pop

Em: 23/04/2014 às 13:31h por RDNews

O deputado estadual, Dilmar Dal Bosco (DEM), apresentou um projeto que determina a instalação de sistema de aquecimento de água por energia solar em novas edificações de habitações populares no Estado. O objetivo dessa proposta é minimizar os impactos ambientais causados na geração de energia elétricas e fontes não renováveis como o petróleo carvão, investindo numa fonte gratuita.
De acordo com o parlamentar o Estado apresenta uma série de características geográficas favoráveis ao aproveitamento da energia solar para a geração de energia. “Visamos incentivar a produção e o uso de energia produzida a partir da luz solar, um sistema ecologicamente correto e barato”, destaca o parlamentar.
Em Mato Grosso, segundo Dilmar, mesmo sem uma legislação específica, algumas cidades já vêm incorporando essa nova modalidade, a exemplo Rondonópolis. ”Precisamos ampliar esse sistema para os municípios que vão receber casas populares do Estado. Temos uma localização privilegiada que contribui na adoção de uma energia limpa e renovável e que conserva o meio ambiente”, exalta.
Pelo projeto, as instalações deverão ser dimensionadas para cobrir, no mínimo, 35% de toda a demanda anual de energia das novas casas populares. Os equipamentos deverão ter sua eficiência comprovada por órgãos técnicos credenciados pelo Inmetro e Procel. Dilmar afirmou que medidas semelhantes já foram adotadas pelos estados do Rio de Janeiro, Piauí, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais.