Níveis diminuem e reservatórios no Nordeste operam abaixo de 44%

Em: 03/10/2019 às 08:54h por Canal Energia

Volume útil dos submercados do país seguem em queda; Região SE/CO diminuiu 0,3% e funciona abaixo de 31% da capacidade

Os reservatórios do Nordeste apresentam 43,8% de sua capacidade, após sofrerem recuo de 0,1%, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a partir de dados da operação da última terça-feira, 1º de outubro, que aponta a energia afluente do subsistema em 34% e a armazenada com 22.702 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho funciona a 36,50%.

No Sudeste e Centro-Oeste do país a diminuição foi de 0,3% e os reservatórios trabalham com 30,8% de sua vazão. A energia armazenada aparece com 62.555 MW mês e a afluente desceu para 64% da MLT. A UHE Furnas trabalha com 29,16% e a usina de Serra da Mesa com 17,61% de sua vazão. O subsistema Norte contou com redução de 0,6% e opera a 48,1%. A energia contida está em 7.235 MW e a armazenável em 55%. A usina de Tucuruí opera com 64,60% de seu volume útil.

Já a região Sul registrou variação negativa de 0,4%, e os níveis ficaram em 41,2%. A energia afluente no mês ficou em 22% da MLT, enquanto a armazenada marca 8.475 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam, respectivamente, a níveis de 28,93% e 42,27%.