Duas cooperativas têm reajustes tarifários aprovados pela Aneel

Em: 22/04/2014 às 13:37h por Jornal da Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (22/04), durante reunião pública da diretoria, os reajustes tarifários de duas cooperativas localizadas nos estados do Rio Grande do Sul e Sergipe.
Os consumidores residenciais atendidos pela Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí (Certaja-RS) terão aumento de 15,89%, enquanto a tarifa da alta tensão será reajustada em 31,84%.
No caso da Cooperativa de Eletrificação Rural e Desenvolvimento Rural Centro Sul de Sergipe (Cercos - SE), a tarifa residencial foi reajustada em 35,33%, enquanto da alta tensão foi elevada em 35,28%.
As tarifas da Certaja passam a valer a partir de 26/04, enquanto que as tarifas da Cercos entrarão em vigor no dia 29/04.
Ao calcular os índices de reajuste, a agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.
A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está pre