EDPR consegue empréstimo de € 150 mi com Banco Europeu para renováveis no Brasil

Em: 06/09/2019 às 10:30h por Canal Energia

Crédito vai apoiar o desenvolvimento de projetos eólicos e solares

O Banco Europeu de Investimento vai emprestar € 150 milhões à EDP Renováveis Brasil para apoiar o desenvolvimento de usinas de energia solar e eólica no Brasil. O crédito irá contribuir para fomentar o plano de negócios da empresa no País, onde está presente desde a última década e onde a carteira de projetos permitirá à EDPR produzir cerca de 1,8 TWh por ano de energia limpa até 2023.

Graças ao apoio do BEI, o Brasil será capaz de reduzir as suas emissões de CO2, acelerando a transição para uma matriz energética mais limpa, em consonância com os objetivos ambientais definidos na COP 21. Além disso, a construção das usinas eólicas e solares irá impactar positivamente a economia brasileira, reduzindo os custos de importação de energia e de combustíveis, melhorando a segurança energética e criando empregos. Os investimentos apoiados pelo BEI vão contribuir para criar 1900 empregos durante a fase de implementação.

A operação, prevista no âmbito do fundo para o meio ambiente e para a ação contra as mudanças climáticas ilustra mais uma vez os esforços do BEI para financiar ações contra as mudanças climáticas fora da União Europeia, contribuindo para as políticas da UE em matéria de energias renováveis e meio ambiente. O projeto vai promover a produção de energia limpa e renovável em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que garantem o acesso à energia fiável, sustentável e moderna.

Na assinatura do empréstimo, que ocorreu em Madrid, a Vice-Presidente do BEI, Emma Navarro, responsável pelas operações do BEI na América Latina e pela ação do banco contra as mudanças climáticas, afirmou que as mudanças no clima são uma das maiores ameaças para o futuro do planeta e que é preciso unir esforços para enfrentar o problema. O CEO da EDPR, João Manso Neto, salientou que a linha de crédito vai ajudar a empresa a prosseguir a atividade no Brasil.