Advogada de carreira em Itaipu assume diretoria jurídica da binacional

Em: 06/08/2019 às 12:40h por Canal Energia

Mariana Favoreto Thiele tem 17 anos de contribuição à empresa e substitui Cezar Ziliotto, que ocupou o cargo durante quase oito anos

A advogada Mariana Favoreto Thiele, 38 anos, empregada de carreira de Itaipu, é a nova diretora jurídica da binacional. Ela substitui o advogado Cezar Ziliotto, que ficou no cargo durante sete anos e meio. A nomeação foi publicada em Diário Oficial da União, nesta terça-feira, 6 de agosto. O ato leva a assinatura do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A posse ocorre ainda nesta terça-feira, 6 de agosto, às 15 horas, numa solenidade no Centro Executivo de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Terceira diretora de toda a história da margem esquerda da usina e quinta “prata da casa” a ser nomeada para um cargo de diretoria, Mariana tem 17 anos de empresa. Ela é o quinto nome escolhido por Bolsonaro para compor a equipe do diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna. A Diretoria Executiva da empresa é composta por 12 diretores, seis deles brasileiros e outros seis paraguaios. O primeiro a ser nomeado foi o general Joaquim Silva e Luna, seguido do almirante Anatalicio Risden Junior, na Diretoria Financeira Executiva, do general Luiz Felipe Carbonell, na Diretoria de Coordenação e do engenheiro Celso Villar Torino, empregado de carreira da Itaipu.

Prata da casa reconhecida

Natural de Londrina, Mariana é viúva e tem dois filhos. Entrou em Itaipu em 2002. Graduada pela Faculdade de Direito de Curitiba (2002) e pós-graduada em Direito Administrativo (2005), a advogada possui formação em Educação Executiva pela Advanced Management Program (AMP) ESADE Business School (Espanha-2014) e tem MBA em Gestão de Previdência Complementar (FIA/UniAbrapp-2018). Também é certificada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA – CPA 20) e Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS – Ênfase em Administração e em Investimentos).

Mariana atuou por 16 anos na Diretoria Jurídica da Itaipu, entre 2002 a 2018, nas funções de superintendente e gerente de Licitações e Contratos. Desde abril de 2018, exercia a função de diretora superintendente da Fundação Itaipu Brasil de Previdência Complementar (FIBRA). Recentemente havia sido nomeada como assistente do diretor-geral brasileiro.

Entre suas atividades profissionais, a nova diretora participou do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência da Fibra, Comitê de Ética da Itaipu e Comitê de Segurança da Informação.

A nova diretora jurídica também integrou a Comissão Julgadora do Concurso de Monografias – Natureza Jurídica da Itaipu, o Comitê de Responsabilidade Socioambiental, da margem esquerda, e comissões específicas de análise e julgamento. Seu currículo ainda inclui capacitação sobre regulação do Setor Elétrico Brasileiro (2012), de formação para dirigentes e conselheiros de Fundos de Pensão (2010), do Programa Foccus – Eletrobras (2010) e do Programa Líder – Eletrobras (2013), entre outros.