Reservatórios do Nordeste iniciam semana abaixo de 53%

Em: 29/07/2019 às 13:51h por Canal Energia

De acordo com o ONS, nenhum submercado do país teve aumento nos níveis em relação ao dia anterior. Norte reduziu 0,1% e apresenta 72% do seu volume útil

Em mais um dia sem elevação na vazão dos reservatórios do país, a região Nordeste iniciou a semana com redução de 0,1% em relação ao dia anterior, ficando com 52,9%, segundo dados da operação do sistema do último domingo, 28 de julho, que aferiu a energia afluente em 46% e a armazenada em 27.398 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho trabalha a 43,57%.

O submercado Norte também recuou em 0,1%, fazendo o volume útil cair para 72%. A energia armazenada apresenta 10.830 MW mês e a energia afluente registra 81% da MLT. A usina hidrelétrica de Tucuruí opera a 98,08%. Por sua vez os reservatórios do Sul operam com capacidade de armazenamento de 78,4%, após diminuição de 0,2%. A energia armazenável no mês afere 59% da MLT, enquanto a armazenada aparece com 16.141 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo operam, respectivamente, com capacidades de 81,92% e 65,32%.

No Sudeste/Centro-Oeste do país os níveis não sofreram alterações e se encontram com 45,4%. A energia armazenada indica 92.201 MW mês e a afluente foi para 86% da MLT. A hidrelétrica de Furnas trabalha com 48,98% e a usina de Serra da Mesa, com 21,45% da capacidade.