Níveis caem 0,9% no Sul e reservatórios operam a 81,6%

Em: 25/07/2019 às 08:22h por Canal Energia

Segundo o ONS, submercados Nordeste e SE/CO tiveram reduções de 0,1%, funcionando respectivamente com 53,3% e 45,8%. Norte não variou

Os reservatórios do Sul registraram redução de 0,9% em seu volume útil em relação ao dia anterior, que caiu para 81,6%, segundo dados da operação do sistema da última terça-feira, 23 de julho, que aferiu a energia armazenável no mês em 63% da MLT, enquanto a armazenada indica 16.800 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo operam, respectivamente, com capacidades de 85,77% e 66,21%.

O subsistema Sudeste/Centro-Oeste opera com 45,8%, após diminuição de 0,1% na capacidade de armazenamento. A energia armazenada aparece com 93.096 MW mês e a afluente segue em 89% da MLT.  A hidrelétrica de Furnas trabalha com 49,28% e a usina de Nova Ponte, com 21,65% da capacidade. No Nordeste do país os níveis também recuaram em 0,1% e os reservatórios apresentam 53,3%. A ENA indica 47% e a energia armazenada marca 27.641 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho trabalha a 43,85%.

Já o submercado Norte não contou com variações, permanecendo com 72,4% da capacidade. A energia armazenada apresenta 10.886 MW mês e a energia afluente em 86% da MLT. A usina hidrelétrica de Tucuruí opera a 98,47%.