EPE lança nota técnica sobre resposta da demanda

Em: 12/07/2019 às 09:22h por Canal Energia

NT aborda experiências nacionais e internacionais e diz que mecanismo poderá ter papel fundamental na modernização do setor

A Empresa de Pesquisa Energética lançou a Nota Técnica “Resposta da Demanda: Conceitos, aspectos regulatórios e planejamento energético”. A resposta da demanda é um mecanismo que permite aos consumidores maior gerenciamento do uso da energia, respondendo às variações no preço da energia e aos comandos do operador mediante pagamentos. Para ver a íntegra da nota, clique aqui.

Além de realizar uma rápida conceitualização sobre a resposta da demanda e dos programas já realizados no Brasil neste tema, a nota tem o objetivo de apresentar os principais programas de resposta da demanda já realizados no mundo, focando nos produtos ofertados. Também são apresentados aspectos sobre a consideração da resposta da demanda no planejamento da expansão de médio e longo prazo.

A conclusão da NT diz que a resposta da demanda poderá ter papel fundamental na modernização do setor, fazendo com que mais consumidores participem mais ativamente no mercado de energia. Ela diz ainda que a mudança não impactará apenas na relação com a operação do sistema, mas também com o planejamento energético. Ainda segundo a NT, é interessante que o setor elétrico se esforce no sentido que a resposta da demanda alcance o máximo benefício para o sistema, sempre com desenvolvimento de um arcabouço regulatório sólido e adequado aos produtos ofertados.