Reservatórios do SE/CO operam com 47% da capacidade

Em: 11/07/2019 às 08:36h por Canal Energia

Região Sul registrou redução de 0,3% na capacidade de armazenamento, que se encontra acima de 89%. Norte e Nordeste recuaram em 0,1% em relação ao dia anterior

Em um dia sem crescimento nos níveis dos reservatórios do país, a região Sudeste/Centro-Oeste não apresentou alterações em seu volume útil na comparação com o dia anterior, permanecendo com 47%. Segundo dados da operação do sistema da última terça-feira, 9 de julho, a energia armazenada soma 95.520 MW mês e a afluente em 94% da MLT.  A hidrelétrica de Furnas trabalha com 49,89% e a usina de Serra da Mesa, com 22,10% da capacidade.

Já a região Sul contou com redução de 0,3%, caindo para 89,1%. A energia armazenada admite 18.333 MW enquanto a energia armazenável no mês até o dia afere 90% da MLT. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo operam, respectivamente, com capacidades de 95,27% e 67,27%. Na região Norte o submercado trabalha com 73,5%, após recuo de 0,1% na capacidade de armazenamento. A energia armazenada aparece com 11.057 MW mês e a ENA segue em 94% da MLT. A usina hidrelétrica de Tucuruí trabalha com 99,77%.

O Nordeste do país também registrou redução de 0,1% nos níveis, que foram para 54,8%. A energia afluente do subsistema aparece com 49% e a armazenada marca 28.397 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho trabalha com  44,94%.