EDP Renováveis vende participação em parques eólicos na Europa por € 800 mi

EDP Renováveis vende participação em parques eólicos na Europa por € 8

Em: 24/04/2019 às 11:26h por

A EDP Renováveis assinou um acordo no valor de 800 milhões de euros para venda de participação acionária de um portfólio de ativos eólicos onshore situados na Europa, com 997 MW de capacidade instalada. De acordo com comunicado divulgado nesta terça-feira (23), além do contrato de compra e venda, envolvendo investidores institucionais assessorados pelo JP Morgan, foi assinado também um contrato de serviços pelo qual a EDP Renováveis prestará serviços operacionais e de manutenção no portfólio negociado.

A transação abrange 388 MW em operação na França, 348 MW em operação na Espanha, 191 MW em operação em Portugal e 71 MW em operação na Bélgica. Do total, 491 MW pertencem à EDP Renováveis, cuja participação na maior parte dos parques eólicos é de 51%. O portfólio total está operacional há 7 anos, em média. A geradora já havia vendido participações minoritárias nesses parques eólicos em 2013, 2014 e 2016. Agora, com o novo acordo, a empresa vai alienar a sua participação total nestes projetos.

“Com base no preço da transação e na dívida líquida externa pendente, o valor total da empresa implícito para 100% dos ativos totaliza 1,6 bilhão de euro, o que se traduz num múltiplo de valor empresarial de 1,6 milhão de euros/MW”, afirmou a EDP Renováveis em nota. Segundo a empresa, a venda de participações majoritárias de projetos em operação ou em desenvolvimento, mantendo a prestação de serviços operacionais e de manutenção, permite “acelerar a criação de valor e obter lucros imediatos, reaproveitando o capital para reinvestir no crescimento gradativo”.

A transação está sujeita às condições reguladoras dos mercados envolvidos e a outras condições prévias. A conclusão do negócio está prevista ocorrer no segundo trimestre deste ano.

Fonte: Canal Energia