Consumo de energia sobe 1,5% em abril, afirma CCEE

Em: 23/04/2019 às 08:59h por

O consumo de energia elétrica no Brasil apresentou crescimento de 1,5% em abril quando comparado ao mesmo período do ano passado. A afirmação parte dos dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 15 de abril e compilados pela CCEE no seu boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Segundo o boletim, o consumo no Sistema Interligado Nacional – SIN atingiu 64.107 MWmédios, volume superior aos 63.162 MWmédios registrados em abril de 2018. No Ambiente de Contratação Regulada – ACR (cativo) houve aumento de 1,9% no consumo em relação ao mesmo mês do ano passado, considerando a mudança de clientes cativos para o Ambiente de Contratação Livre – ACL. Excluindo o impacto das migrações, o ACR registraria aumento de 3,4%.

Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL contou com elevação de 0,6%, em relação ao ano passado. Eliminando o impacto da migração de novas cargas, o ACL apresentaria queda de 3,0%, na mesma comparação. Os consumidores livres apresentaram redução de 1,8%, enquanto que os especiais aumentaram em 13,4%, influenciados por esta migração. Suprimindo tal efeito, a queda seria de 3,8% para os livres e crescimento de 3,0% para os especiais. Os autoprodutores diminuíram seu consumo em 7,7%.

Na avaliação dos segmentos da indústria, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os que registraram maior crescimento de consumo foram transporte, com 23,7%, alimentícios, 12,8% e Manufaturados Diversos, com 11,7%. Ao tirar da análise a migração para o ACL, os mesmos ramos apresentariam respectivamente 4,8%, 5,3% e 5,2%.

Fonte: Canal Energia