Capitalização continua indefinida

Em: 29/03/2019 às 09:07h por

O governo federal e a Eletrobras estão avaliando diversos possíveis modelos para capitalizar a companhia, sem nenhuma decisão até o momento, disse nesta quinta-feira (28) o presidente da estatal, Wilson Ferreira Jr., durante teleconferência com investidores.

Até o momento, o Ministério de Minas e Energia vem defendendo proposta mais semelhante a apresentada no governo do ex-presidente Michel Temer, em que a Eletrobras seria capitalizada por meio da emissão de novas ações, em operação que diluiria a fatia do governo na companhia para uma posição minoritária.

“Estamos olhando várias alternativas e não temos nenhuma decidida. Colocamos prazo até junho para essa avaliação do modelo. Concluído, vai ser compartilhado com o mercado”, afirmou Ferreira na teleconferência com analistas.

A Eletrobras reportou um lucro líquido de R$ 12,07 bilhões no quarto trimestre de 2018, enquanto o resultado do ano completo alcançou R$ 13,3 bilhões, o melhor da companhia em 20 anos. Ferreira ressaltou, no entanto, que o desempenho não significa que a empresa tenha condições de paralisar o processo de capitalização, que ele disse esperar que possa ocorrer ainda em 2019.

O executivo lembrou que a companhia ainda não está sequer pagando dividendos mínimos obrigatórios aos acionistas, em meio a uma reestruturação e esforços para reduzir dívidas.

Um dos principais fatores por trás do forte lucro da Eletrobras em 2018 foi uma reversão parcial de provisões e de contrato oneroso da usina nuclear de Angra 3, cujas obras estão paralisadas desde 2015.

O movimento deve-se à aprovação no final do ano passado, pelo governo Temer, de um aumento para R$ 480 por MWh no preço que poderá ser cobrado pela produção da usina, ante R$ 248 anteriormente.

Fonte: DCI