Temas centrais do setor elétrico estão em pauta no Agenda Setorial 2019

Temas centrais do setor elétrico estão em pauta no Agenda Setorial 201

Em: 12/03/2019 às 10:31h por

Os temas centrais do mercado brasileiro de energia elétrica, passando pelos entraves regulatórios e pelas perspectivas de expansão, serão destrinchados no “Agenda Setorial 2019”. A edição deste ano do evento ocorrerá em 1º de abril no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, e trará para o debate algumas das principais autoridades do país no setor elétrico, além de representantes de consultorias e órgãos ligados aos clima.

O evento fará um apanhado das questões-chaves atualmente em discussão na indústria energética. O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, falará sobre a pauta regulatória do biênio 2019/2020, das expectativas para revisão da resolução sobre micro e minigeração distribuída e da regulação do Mecanismo de Realocação de Energia. Na sequência, o presidente do Conselho da CCEE, Rui Altieri, abordará os aperfeiçoamentos no funcionamento do mercado.

A agenda de leilões para este ano, confirmada recentemente pelo Ministério de Minas e Energia, será tratada pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético da pasta, Reive Barros, que vai detalhar os afeiçoamentos dos certames. O planejamento de longo prazo será o tema central da palestra do presidente da EPE, Thiago Barral, com foco no ciclo 2028 do Plano Decenal de Energia e nas expectativas de evolução do mercado.

Fechando a parte da manhã, o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata, vai apresentar os principais reforços na geração e transmissão em 2019, bem como as demandas do Operador para nova contratação e o comportamento da operação para este ano. As autoridades participarão, ao final dos dois painéis previstos para a parte da manhã, de debates com o público, moderados pelo presidente do Grupo CanalEnergia, Rodrigo Ferreira.

Um terceiro painel ocorrerá após o almoço, tendo como tema central a perspectiva de evolução dos preços da energia em 2019, tanto no ambiente regulado quanto no livre. Haverá apresentações de representantes do Climatempo e da Somar Meteorologia, que abordarão a questão sob o ponto de vista climático, e de diretores das consultorias TR Soluções, Thymos e Ampee – estes abordando as projeções de preços.

No dia seguinte ao “Agenda Setorial 2019” ocorre, também no Centro de Convenções SulAmérica, a 10ª edição do “Workshop PSR/CanalEnergia”. O evento oferece aos participantes uma análise sistematizada, aprofundada e analítica das questões mais relevantes para o momento atual do setor elétrico. As inscrições para os dois eventos já estão abertas e podem ser efetuadas pelos endereços www.agendasetorial.com.br e https://workshoppsr.ctee.com.br/.

Fonte: Canal Energia