Em palestra nos EUA, ministro destaca previsibilidade com agenda de leilões

Em palestra nos EUA, ministro destaca previsibilidade com agenda de le

Em: 11/03/2019 às 08:44h por

A previsibilidade que investidores nacionais e estrangeiros já têm no mercado brasileiro, a partir da definição das agendas de leilões nas áreas de energia e de petróleo, gás e biocombustíveis, foi destacada pelo ministro Bento Albuquerque em evento nos Estados Unidos. Ele participou da palestra “Perspectivas para o Setor de Energia no Brasil”, realizada nesta quinta-feira (7), em Washington, pelo Instituto Brasil do Wilson Center. No último dia 6 de março o governo definiu o cronograma de leilões para novos empreendimentos de geração (A-4 e A-6) e de usinas existentes (A-1 e A-2) para os anos de 2019, 2020 e 2021.

“Já há muita previsibilidade. Nós estamos trabalhando agora, com mais intensidade, para melhorar a governança, a estabilidade, a segurança jurídica e regulatória para que possamos dar mais retorno dos investimentos à sociedade brasileira e aos investidores no Brasil”, afirmou o ministro, ao responder perguntas dos participantes. Ele informou aos presentes que já recebeu, durante os dois meses que está à frente do MME, os dirigentes das maiores empresas do mundo que investem nos setores de energia. “Todos estão satisfeitos com a previsibilidade que estabelecemos na área”, enfatizou Albuquerque.

Além do calendário dos leilões de energia, o governo já definiu também a cessão onerosa e 16ª rodada de concessão de campos de exploração de petróleo e gás natural para outubro, e a 6ª rodada do regime de partilha do pré-sal para em novembro. “Vamos continuar a dar sinais claros de que estamos caminhando na direção certa. Os investidores vão saber para onde estamos indo na diversificação da nossa matriz energética”, disse. Ele informou que a atualização do Plano Decenal de Expansão de Energia 2027 (PDE 2027) será divulgada em dezembro, trazendo as perspectivas de expansão do setor energético.

Fonte: Canal Energia