Nucleares brasileiras geram 15,6 milhões de MWh em 2018

Em: 18/01/2019 às 08:48h por

As duas usinas nucleares em operação no Brasil produziram juntas 15,67 milhões de MWh em 2018, informou a Eletronuclear em nota divulgada nesta quinta-feira, 17 de janeiro. O destaque foi para Angra 2, que produziu 10,7 milhões de MWh, quinto melhor resultado da história da termonuclear. A usina operou fator de capacidade de 90,27%, o maior entre as empresas do grupo Eletrobras e entre os melhores das usinas nucleares em operação no mundo. Outra marca alcançada por Angra 2 é que a usina completou 334 dias sem desligamentos não planejados.

O bom desempenho de Angra 2 no ano passado não foi novidade. Em 2017, a usina produziu 11,5 milhões de MWh, sua melhor marca. Além disso, quando são analisados os indicadores de longo prazo – nos últimos 60 meses –, observa-se que a Taxa Equivalente de Indisponibilidade Forçada Apurada (TEIFa) da unidade foi de 1,54%, resultado que ficou bem abaixo da média nacional, de aproximadamente 9,2%. A TEIFa é o índice que reflete o percentual de tempo em que a operação da usina foi interrompida devido a situações imprevistas. Também nesse período, o fator de capacidade médio de Angra 2 foi de 91,26%.

O diretor de Operação e Comercialização da Eletronuclear, João Carlos da Cunha Bastos, ressalta que o resultado de Angra 2 é fruto de muito trabalho: “Esse padrão elevado de desempenho pode ser explicado por três fatores: a qualidade do projeto de Angra 2; a rigorosa condução da Operação e da Manutenção, baseada nas melhores práticas internacionais; e o intenso comprometimento dos colaboradores que trabalham na usina.”

Angra 1 também teve um ano positivo. A usina gerou 4,97 milhões de MWh, uma das melhores marcas da unidade, e operou com fator de capacidade de 88,01%.

Fonte: Canal Energia