Energia: custo é desafio

Em: 12/12/2018 às 09:36h por

Os desafios do Ministério de Minas e Energia (MME) no novo governo serão enormes para reduzir o custo da energia elétrica, revisar o contrato de cessão onerosa de reservas do pré-sal e definir o futuro de Itaipu, elencou ontem o próximo titular da pasta, almirante Bento Costa Lima de Albuquerque Júnior. “Temos de fornecer energia mais barata para os consumidores e para aqueles que estão investindo no país e vão começar a crescer. Mas os desafios não são só no setor elétrico, passam pela mineração e por óleo e gás, que têm a questão da cessão onerosa. Daqui a pouco também teremos de discutir o anexo C do contrato de Itaipu (parte financeira, cujos termos serão revisados em 2023)”, afirmou.

O Almirante participou da cerimônia de posse da nova diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Elisa Bastos, que ocupará a cadeira deixada por Tiago Correia. Aos 35 anos, ela será a segunda mulher a ocupar a diretoria do órgão regulador em 21 anos. Elisa atuou na assessoria especial de Assuntos Econômicos do MME, é analista de sistemas, com mestrado e doutorado em planejamento de sistemas energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e passou pela Companhia Energética de Goiás (Celg), hoje Enel Distribuição.

Fonte: Correio Braziliense