Duas usinas devem ir a leilão em Mato Grosso

Em: 12/04/2012 às 11:27h por Viviane Petroli/Folha do Estado

img

As usinas hidrelétricas São Manoel e Sinop, que fazem parte do Complexo de Teles Pires, devem integrar o Leilão de Energia A-5/2012, previsto para ocorrer em 16 de agosto deste ano. A confirmação é da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que revela, ainda, restar apenas à liberação da licença ambiental por parte dos órgãos competentes para a participação das duas usinas. O leilão A5 irá contratar energia para início de fornecimento em 2017.

Segundo a EPE, os aproveitamentos hidrelétricos da UH São Manoel são de 700 megawatts e da UHE Sinop 400 megawatts. O leilão A-5 estava programado para ocorrer este mês, todavia em decorrência da falta de licenças ambientais foi prorrogado para o mês de agosto. Os empreendimentos que compõe o Complexo Teles Pires, no norte do Estado, somam juntos R$ 20 bilhões em investimentos estimados.

Além das usinas matogrossenses, deverá participar a UH Cachoeira Caldeirão, do Amapá, cujo potencial é de 219 megawatts. "Os aproveitamentos hidrelétricos São Manoel (MT, 700 MW), Sinop (MT, 400 MW) e Cachoeira Caldeirão (AP, 219 MW) necessitam cumprir a etapa de licenciamento ambiental prévio junto aos órgãos competentes para poderem participar do Leilão de Energia A-5/2012, previsto para ocorrer em 16 de agosto deste ano. Por ora, nenhumas delas possui a Licença Prévia. A expectativa de prazo para emissão da licença só pode ser dada pelo órgão ambiental responsável", diz a EPE por meio de nota.

Importância - Para o Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia-MT) os leilões de energia realizados atualmente só vêm a evidenciar o potencial que o rio Teles Pires possui, considerado hoje o principal manancial em via de aproveitamento no Estado.

Conforme o diretor do Sindenergia-MT, Itamar Dias Duarte, quanto ao leilão A-5,ainda restam dúvidas sobre ainclusão das duas usinas matogrossenses,por conta dos problemasde licenças pertinentes.“O benéfico para o Estado emunicípios destas obras não serestringe apenas ao recebimentodos royalties e obras de infraestrutura,mas também à melhoriada confiabilidade e qualidadeoperativa do sistema, situaçãoque interessa a todo usuárioda energia elétrica – sejaele residencial, industrial ou emqualquer outra categoria. Alémdo mais, Estado e municípios,tornando-se exportadoresde Energia, poderão se beneficiarna arrecadação do ICMScaso seja aprovado o pleitode taxação deste imposto nafonte”, diz Duarte.