Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Indústrias têm até 25 de maio para pleitear recursos do Edital de Inovação

Em: 11/04/2012 às 16:41h por Unecom - FIEMT

Indústrias mato-grossenses que têm ideias inovadoras e desejam receber investimento financeiro para desenvolver os projetos na empresa, podem pleitear recursos do Sistema Indústria por meio do Edital Senai Sesi de Inovação. A 9ª edição da iniciativa foi lançada ontem à noite, na sede do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), em Cuiabá, em um evento com público de 170 pessoas entre representantes do Sistema Fiemt e do setor industrial. A programação contou também com o Seminário Mobilização Empresarial de Inovação (MEI), que trouxe uma palestra com o especialista em inovação Valter Pieracciani.

Em Mato Grosso, o Edital Senai Sesi de Inovação já contemplou 11 iniciativas desde 2004. Para este ano, o investimento do Sistema Indústria no país é de R$ 30 milhões, e as empresas têm até 25 de maio para apresentar uma proposta. Se aprovada, o projeto recebe recursos e suporte técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) para desenvolver produtos, processos e/ou serviços de inovação tecnológica e social nas indústrias.

Durante o lançamento da edição 2012, o presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia (Cointec) do Sistema Fiemt, Sílvio Rangel, lembrou que esta é uma oportunidade que as empresas têm para inovar e conquistar diferencial de mercado. "Se buscamos desenvolvimento tecnológico e competitividade, precisamos pensar em inovação. E é por isso que o Sistema Fiemt tem apoiado as empresas para implantar uma gestão inovadora, colocando a infraestrutura e o capital humano do Sesi, Senai e do Cointec à disposição para agregar conhecimento e valor ao negócio". O evento contou com a participação do diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, e do superintendente do Sesi-MT, Jóse Carlos Dorte, além da analista de planejamento da Diretoria de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Luciana Antunes.

No evento, o público pôde entender o que é o Edital Senai Sesi de Inovação, bem como recebeu orientações sobre os objetivos, como participar e como desenvolver o plano de negócios. As informações foram repassadas pelo coordenador da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (Uetec) do Senai-MT, Valdir Souza Júnior, e pela coordenadora de Planejamento do Sesi-MT, Rejane Carvalho. Também foi apresentado o projeto Mobilização Empresarial de Inovação (MEI) pela gestora do MEI, Ribenildes Carla Souza. A programação incluiu demonstração de cases de sucesso de inovação, sendo um do Edital e desenvolvido pela Cerâmica Lavaqui, do empresário José Lavaqui, e outro implantado pela indústria BLM, do empresário Sérgio Antunes.

Para desmitificar o que é inovação e estimular o público a buscar soluções tecnológicas e sociais para as indústrias, o evento ainda contou com a palestra do especialista em inovação Valter Pieracciani. Ele explicou que a inovação não se restringe a desenvolvimento de um novo produto, mas estende-se a respostas criativas e eficazes para resolução de problemas em processos, na gestão e no próprio negócio. "A inovação gera desenvolvimento econômico e é primordial para o sucesso de qualquer empresa. Quem inova ocupa seu espaço e conquista resultados. E o melhor é que a inovação é democratizante, abrangendo tanto as grandes quanto as micro e pequenas empresas". Todas as informações referentes ao Edital Senai Sesi de Inovação podem ser obtidas no site www.editaldeinovacao.com.br.