Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Criada há 1 ano, CPI não entrega relatório final e marca reunião

Criada há 1 ano, CPI não entrega relatório final e marca reunião

Em: 11/04/2012 às 10:45h por RD News

A CPI das PCHs completou um ano e doze dias nesta terça (10) e continua se arrastando sem um resultado. O deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) promete entregar o relatório final desde dezembro, mas toda semana acaba adiando para a próxima segunda. Desta vez a previsão é para quinta (12), às 14 horas. Entretanto, mais uma vez o democrata alega que o presidente da Comissão, Percival Muniz (PPS), ainda não foi encontrado, o que pode acabar adiando a entrega, novamente, para a outra semana.

O prazo para conclusão dos trabalhos era de 180 dias, mas, desde então, vem sendo adiado regularmente. A Comissão foi criada em 29 de março do ano passado. Na época, Percival chegou a declarar que a intenção era encerrar as investigações em 60 dias. Agora nem mesmo o vice-presidente, Walter Rabello (PSD), está no Parlamento. O social-democrata tirou licença para contemplar o terceiro suplente, ex-prefeito de Jaciara Valdizete Nogueira (PSD).

Percival vence queda-de-braço e preside CPI; Dilmar será relator

Enquanto isso, a comissão continua "ativa". Nesta segunda (9), Dilmar vistoriou in loco a PCH Santana I, localizada em Nortelândia (248 km da Capital), devido a denúncia de que poderia haver novo rompimento do duto da central, o que poderia inundar o município. A PCH sequer chegou a começar as atividades, suspensas desde abril do ano passado. O deputado, por sua vez, não quis adiantar o resultado da vistoria.

A CPI foi instaurada para apurar supostas irregularidades na concessão de licenças ambientais para construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas no Estado. Os parlamentares alegavam que das 120 autorizações concedidas pela secretaria estadual de Meio Ambiente, apenas 12 tinham passado pelo crivo do Legislativo, conforme prevê a legislação.