Obra da Teles Pires é retomada

Em: 11/04/2012 às 10:37h por Folha do Estado

img

A liminar que suspendia as obras da Usina Hidrelétrica Teles Pires foi derrubada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, o juiz federal Olindo Menezes.

Para o magistrado, a liminar concedida pela juíza Célia Regina Ody Bernardes causava graves prejuízos, ia "contra a ordem e a economia públicas", além de atrasar "as medidas tendentes à ampliação do parque energético do país".

Célia Regina havia acatado um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que argumenta que o Ibama conferiu a licença sem consultar as etnias. Segundo a procuradoria, as obras da usina estão causando danos irreversíveis à "moradia" de diversas entidades sagradas das três etnias.

A obra exige a detonação da rocha do Salto de Sete Quedas, corredeira considerada pelos indígenas casa da "mãe d'água", espírito ligado ao ciclo de reprodução dos peixes. Em novembro do ano passado, sete funcionários do governo foram feitos reféns dos indígenas, em protesto contra a usina.

Durante a paralisação das obras, o consórcio Companhia Hidrelétrica Teles Pires afirmou que a manutenção daquela decisão colocava em risco o emprego de aproximadamente 2.300 trabalhadores.

O consórcio informou a retomada das obras em dez dias, e a execução das medidas de atendimento as condicionantes. Em nota, eles afirmaram que "o projeto está e continuará sendo executado observando a regulação e os compromissos assumidos, contribuindo de maneira responsável para viabilizar a infraestrutura e a consolidação do desenvolvimento do país".

A USINA - Orçada em R$ 3,6 bilhões, a obra faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal) e, com potência instalada de 1.820 megawatts, produzirá energia suficiente para atender 2,7 milhões de famílias.