Setor eleva eficiência energética

Em: 10/04/2012 às 11:09h por Valor Online

img

Levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) mostra que o setor ganhou 37% em eficiência energética nos últimos dez anos. Em 2001, o consumo total de energia era de 2,56 Gcal/tonelada de produto. No ano passado, esse número caiu para 1,61. "O consumo de energia [térmica e elétrica] recuou significantemente nesse período", disse Nícia Mourão, gerente de assuntos regulatórios e meio ambiente da Abiquim.

A Abiquim levantou esses dados junto a 151 associadas, que respondem por 95% da produção nacional. Esse indicador faz parte do Programa de Atuação Responsável, com o objetivo de buscar a melhoria continua em relação à saúde, segurança e meio ambiente.

O consumo de gás natural como combustível recuou de 57,5 quilos por toneladas de produto para 42,7 no mesmo período. O indicador de óleo combustível e carvão caiu de 52,5 quilos por tonelada de produto para 17,8. Já o índice de consumo de combustíveis renováveis ficou subiu de 1,9 quilos por tonelada de produto para 6,25 em dez anos. "Houve otimização da produção das indústrias químicas. Além disso, uma substituição de produtos de origens fósseis por renováveis, como etanol e resíduos [madeira]", disse. Em dez anos, a água consumida em processos e produtos baixou de 4,86 m3 por tonelada de produto para 3,69.