Preço da energia não pode variar como o do tomate, diz Zimmermann

Em: 19/03/2014 às 13:22h por Jornal do Brasil

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, afirmou nesta quarta-feira (19) que o governo não quer ter flutuação elevada nas tarifas de energia pagas pelos consumidores. "Não podemos transformar (o preço da) energia em tomates, que quando tem seca, sobe. Vimos uma forma de evitar flutuação de preços, através de mecanismos de mercado."

Zimmermann participa de audiência pública realizada em conjunto pelas comissões de Minas e Energia; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara para debater os riscos de desabastecimento no setor elétrico.

O secretário-executivo afirmou que a relicitação de hidrelétricas cujas concessões vencem em 2015 deve neutralizar a alta na conta de luz provocada pelo uso mais intenso das usinas térmicas neste ano. “A tendência é de neutralidade.”

Segundo Zimmermann, ao serem licitadas novamente, as hidrelétricas vão levar a uma redução na conta de luz, já que as novas concessionárias vão ser remuneradas apenas pela operação e não mais por grandes investimentos, que já foram todos feitos pelas atuais administradoras.

O secretário negou que a prorrogação do impacto dos custos extraordinários no setor elétrico nas tarifas vá promover uma “explosão tarifária” a partir de 2015.