CMA vota na próxima semana convocação a Lobão

Em: 18/03/2014 às 13:01h por Jornal da Energia

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), adiou a votação para a próxima semana do requerimento que convoca o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para tratar da situação do sistema elétrico.

O autor do requerimento, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), atendeu a pedido do líder do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), de adiamento da votação. Randolfe também acatou pedido do líder do PT, Humberto Costa (PE), e transformou o requerimento de convocação em convite.

“Quero, no entanto, o compromisso dos líderes de que virá o ministro e não outra autoridade do Ministério de Minas e Energia”, frisou Randolfe.

Ele lembrou que o secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmermman, participou de debate na última quarta-feira (12) na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), mas disse que as notícias veiculadas na imprensa sobre uma iminente crise no setor elétrico requerem a presença do próprio ministro.

Conforme informou, os jornais têm noticiado problemas na Eletrobrás, como a queda do valor das ações da empresa e a mudança de sua sede, como medida de redução de despesas. Randolfe também citou notícia sobre relatório da consultoria PSR apontando a probabilidade de 20% de o Brasil decretar racionamento de energia este ano.

Humberto Costa e também o senador Jorge Viana (PT-AC) reafirmaram a disposição do ministro Edson Lobão de comparecer à audiência pública na CMA.